Skip to content

Projeto DoReMi

O Projeto DoReMi procura dinamizar o desenvolvimento musical das crianças do concelho. Para tal assegura atualmente o ensino de educação musical em todos os Jardins de Infância da rede pública no concelho de Alcanena.

Começou por ser um coro infanto juvenil que integrava crianças e jovens dos 4 aos 15 anos de idade.

Com um passado e repertório considerável, atuou um pouco por todo o país.

Inicialmente o Coro DoReMi era uma entidade autónoma, mas a junção das duas organizações traduziu-se numa mais valia para ambas.

O coro passou a integrar uma organização mais estruturada e nós os encarregados de educação passamos a disponibilizar uma nova valência que contribui para o enriquecimento pessoal e cultural quer dos nossos filhos quer do nosso concelho.

Um pouco da sua história

O Coro Infantil Dó-Ré-Mi nasceu no dia 23 de Setembro de 2005. Tem neste momento cerca de vinte e três pequenos cantores, que têm mostrado um imenso gosto pela arte de cantar, e encantar.

O principal objectivo do Coro é cativar as crianças para o mundo musical, o qual, para além de estimular um maior desenvolvimento da criança, lhe abre ainda novos horizontes, e faz com que esta venha a desenvolver uma melhor postura na sociedade, para além de lhe aumentar a sensibilidade artística e afectiva, e o sentido de grupo.

O Coro actuou pela primeira vez a 8 de Janeiro de 2006, com dezoito elementos, no Concerto de Reis realizado no Complexo Paroquial Jubileu 2000, em Alcanena, juntamente com mais três coros, eventos onde também estrearam as suas Fardas. O sucesso desta primeira apresentação levou a que o Coro fosse gradualmente aumentando o número dos seus pequenos cantores, e o número das suas apresentações em público. Têm sido convidados para cantar em diversos locais da região de Alcanena, desde escolas primárias e encontros do coros, até jardins de infância e lares de idosos.

O seu repertório é já variado, e inclui cerca de 30 canções a 1 e 2 vozes, a maior parte oriundas do riquíssimo património popular português, quer de índole religiosa quer de cariz profano.

Este Coro redefiniu a sua ação nos últimos quatro anos, tendo-se virado para o apoio à formação musical ao nível das crianças dos Jardins de Infância, embora procure acompanhar o grupo até aos 9 anos de idade.

Anúncios
%d bloggers like this: